MENU

A Macro Engenharia é uma empresa preocupada com o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e trabalhando para a inclusão social.

 

Além de seguirmos as leis e normas do nosso ramo de negócios, seguem abaixo algumas atitudes positivas realizadas:

Trabalhamos fundamentados no Programa SOL-M, que está consolidado sobre quatro pilares fundamentais, sobre os quais estão alicerçados as ações e projetos da empresa:

 

 

  • Segurança,
  • Organização,
  • Limpeza e
  • Meio Ambiente.

O programa visa à separação correta de resíduos das obras, a sustentabilidade e a conscientização de nossas equipes com relação a segurança, organização e limpeza das obras e de suas casas.

Após análise de 58 pontos, por conceituada empresa certificadora (www.lmambiente.com.br), a Macro Engenharia obteve a aprovação na Certificação Ambiental.

 

Todos os aspectos da empresa foram analisados, desde o uso de recursos naturais, gerenciamento dos resíduos sólidos, reciclagens e reaproveitamentos, emissões atmosféricas, efluentes domésticos e industriais, passivo ambiental, riscos ocupacionais e gestão de processos ambientais.

 

Esta certificação nos faz crescer e continuar trabalhando de maneira séria e responsável com nosso ecossistema.

Junto a Parceiros Voluntários, a Macro Engenharia auxilia a Instituição Aldeias SOS de Porto Alegre. Dedicamos um pouco do nosso tempo, dando atenção as crianças que vivem lá, e ajudando em diversos projetos realizados por seus mentores.

 

Nós da Macro Engenharia estamos disponibilizando o que temos de maior valor, tempo, conhecimento e emoção de nossos colaboradores familiares e amigos. Algo imensurável que elas poderão levar pelo resto da vida. E estamos convidando você a fazer o mesmo! Temos certeza que você tem um pouco, e que não vai lhe fazer falta. Precisamos um pouco do seu T E M P O.

 

Tempo para dar uma volta na pracinha e empurrar alguém no balanço, ajudar um amigo a fazer um desenho, um boneco de massinha, jogar vôlei ou futebol. Temos certeza que isso vai ser inesquecível……..principalmente para você.

 

Acompanhe nossas visitas! Participe conosco!

Macro Engenharia preza por trabalhar com energias limpas e eficiência energética.

 

No mês de agosto de 2016, a empresa entregou uma casa ecológica, que utiliza três métodos alternativos para economia de energia elétrica, colaborando com o meio ambiente.

 

O primeiro sistema são placas fotovoltáicas, que captam energia solar e transformam em energia elétrica. São 12 placas do fabricante Weg, que produzirão 327,50 Kwh por mês. A produção de energia excedente é vendida para a concessionária, tornando a residência uma mini usina de energia elétrica, provinda do sol.

 

O segundo método é o aquecimento de água potável para os chuveiros. Neste sistema, a água é aquecida por tubos coletores, e armazenada em um reservatório térmico de 500 litros da marca Hinnai.

 O terceiro equipamento são mangueiras captadoras para aquecimento constante de uma piscina de 43.000 litros. Neste, a água circula de maneira constante através destas mangueiras, aquecendo gradualmente a água da piscina.

 

Também trabalhamos com sistemas de ar condicionados Inverter, que economizam até 30% de energia e utilizam ar refrigerante ecológico.

Trocamos todas as lâmpadas da nossa sede por lâmpadas LED, economizando até 60% no consumo de iluminação.

Além de destinar os resíduos de obras para os destinos corretos, é feito o REAPROVEITAMENTO dos materiais, quando possível. 

 

Quando existe um volume grande de concreto, é feita a moagem do mesmo, transformando em brita para base dos terrenos. Desta forma é evitado o envio de toneladas de concreto ao meio ambiente.

Em fevereiro de 2011 foi criado o projeto para evitar o consumo de copos plásticos na Macro.

O projeto está sendo um sucesso, economizando aproximadamente 100 copos por dia. O projeto iniciou-se no escritório, e logo foi estendido para as obras.

O foco do projeto é evitar o consumo de copos plásticos descartáveis, visto que o plástico representa 70% da poluição dos oceanos e demora mais de 100 anos para se degradar.

Pouco mais de dois meses após implementada, uma ideia simples que busca a preservação ecológica demonstrou ser um sucesso na Macro Engenharia.

Desde 01 de fevereiro de 2011, quando 22 funcionários que trabalham no prédio da Macro Engenharia substituíram o uso de copos plásticos por garrafas personalizadas, cerca de 3,6 mil copos deixaram de ser descartados, numa contribuição para a saúde dos funcionários, para o meio ambiente e, também, para os cofres da empresa.

A iniciativa de ter substituído os quase 100 copos plásticos, utilizados diariamente, pela garrafas "Nature" surgiu no próprio grupo, com a intenção de auxiliar na preservação do meio ambiente. Cada garrafa "Nature", além de bonita, moderna e barata, contém a frase: "Beba água ecologicamente correta!"

O sucesso da garrafa foi tão grande que o projeto já foi estendido para os funcionários nos canteiros de obras.

Apoiadora do Projeto Estrela Guia 2012, a Macro Engenharia orgulha-se em participar de um projeto social tão eficaz. Neste projeto são realizadas atividades psico-sociais, promovendo o desenvolvimento da solidariedade, da sociabilidade e da consciência ecológica nos participantes.

São escolhidas crianças carentes de 12 à 18 anos, regularmente matriculadas e assíduas nas instituições escolhidas. Mais informações sobre o Estrela Guia pode ser visto neste link: youtu.be/gAOf8ZOJ8n0

Trabalhamos sempre pensando em minimizar os impactos negativos da construção civil no meio ambiente e na comunidade, adotando tecnologias construtivas modernas. Na prática, algumas de nossas ações são:

 

- Adotamos, sempre que possível, tecnologias inovadoras e limpas.

- Separamos o lixo em nossas obras e no nosso escritório, além de incentivar para que os colaboradores separem o lixo em suas casas.

- Reaproveitamos quase todos os materiais que retiramos das reformas. Quando não possível, são destinados para os locais apropriados e certificados.

-  Distribuímos o Manual de Etiqueta Ambiental. 

- Coletamos pilhas e baterias usadas para o destino correto.

- Coletamos óleo de cozinha usado, e destinamos para reaproveitadoras.

A Macro Engenharia apoia atletas, de forma financeira e com materiais esportivos. Contribuímos doze meses com o nadador do GNU, Guilherme Speroni.

 

Atualmente apoiamos o remador Fernando H., Unodecacampeão Sul Americano de Remo Master, junto com o Clube de Regatas Guaíba Porto Alegre – GPA www.gpa1888.com.br 

 

Em setembro de 2015, o remador Fernando ganhou o primeiro lugar no Campeonato Mundial de Remo Master, realizado na cidade de Hazewinkel, na Bélgica, na categoria 8+B Misto, juntamente com sua equipe.

Criamos a campanha “Vamos Neutralizar os Porcos – Quero um Mundo + Limpo”.

A ideia deste projeto é que cada um de nós recolha o lixo das ruas e das praias, de forma a destiná-los ao lugar correto, conseguindo assim "NEUTRALIZAR" um porco.